Dormir bem durante os meses de gestação pode não ser tarefa fácil, principalmente nos último meses, quando a barriga já está grande demais e o desconforto também. Mas o sono na gravidez não está relacionado apenas ao tamanho da barriga. A dificuldade em dormir também pode estar ligado à ansiedade, à liberação de hormônios no corpo da mulher grávida e ao conforto do bebê na barriga.
Mas é preciso dar um jeitinho, achar uma boa posição e dormir bem. Pois uma boa noite de sono é muito importante para ter uma gestação tranquila. Nos primeiros meses é fácil, visto que o corpo ainda não sofreu grandes mudanças físicas, e que a descarga de hormônios e metabolismo lento garantem maior sonolência. O difícil é, passado o primeiro trimestre, encontrar o sono ideal para dormir como um bebê nos 6 meses restantes de gestação.
Está precisando dormir melhor?
Conheça os colchões magnéticos Kotobuki! Eles proporcionam uma melhor qualidade de vida, ideias para quem busca longevidade e precisa e gosta de dormir bem.
As primeiras dicas, antes de qualquer coisa, é para redobrar os cuidados que você tem na hora de dormir. Manter o quarto em temperatura e umidade ideal, escuro e silencioso. Priorizar o uso de roupas de cama e pijamas confortáveis e limpos. Ficar longe de aparelhos e celulares pelo menos 1 hora antes de deitar-se, para preservar os bons pensamentos e a calma necessária para uma boa noite de sono. Enfim, evitar tudo que possa dificultar ou interromper seu sono.
Xô enjoo
Para algumas mulheres, os enjoos podem se fazer presentes durante a noite, desde o primeiro mês de gestação. E isso então não ajuda nada na hora de dormir, né? O enjoo é causado pelo hormônio progesterona, que desacelera os movimentos gastrointestinais, fazendo a comida se movimentar lentamente pelo sistema digestivo. Para reduzir os enjoos na hora de dormir, evite jantar perto da hora de deitar e comer comidas pesadas. Priorize a boa alimentação, coma coisas leves e jante cedo.
Relaxar é necessário
Os pensamentos, emoções e ansiedade podem tomar conta da futura mãe antes de dormir, principalmente se for de primeira viagem. E isso é comum. Por isso é de extrema importância se manter muito bem informada, para se sentir segura e tranquila sobre todos os assuntos da gestação que possam assombrar durante a noite. Leia matérias de sites confiáveis, assista vídeos de especialistas, converse muito com seu médico e tire todas as suas dúvidas, para quando a noite chegar poder deitar e dormir com facilidade.
Por que não dormir de barriga para cima
A partir da 20ª semana de gestação, quando a barriguinha realmente começa a aparecer, aparece também o desafio: achar uma boa posição para dormir. E claro, para a saúde do bebê e da sua, é necessário se informar e conhecer qual a posição correta para não prejudicar a gestação.
Dormir de barriga para cima pode causar falta de ar na gestante, pois o abdome e o útero podem comprimir a região do diafragma. Além disso, essa posição pode causar dores nas costas e diminuição na circulação do sangue para o seu coração e do bebê. O lado bom, é que dormir de lado é a melhor opção, por ser uma posição confortável e que não causa nenhum mal a mãe e ao bebê.
Dormir só do lado esquerdo?
Há alguns sites e pessoas que afirmam que dormir do lado esquerdo é o melhor e mais seguro, concluindo que é a única forma de não comprimir a veia cava e garantir a boa circulação e oxigenação para a mãe e bebê. Entretanto, esta informação não contém fundamento científico e cria ainda mais medo e ansiedade nas mulheres durante um período que é necessário e importante dormir bem e manter-se calma.
Neste vídeo, o médico ginecologista e obstétrico desmistifica a afirmação de que a grávida só pode dormir do lado esquerdo. Ele afirma que não importa o lado, contanto que a mulher se sinta confortável e durma bem. Outro ponto que ele ressalta, além de alertar sobre dormir de barriga para cima, é dormir em um bom colchão e com almofadas e travesseiros entre as pernas e para apoiar o braço.
Conforto em 1º lugar
Dormir com um travesseiro ou almofada entre os joelhos ajuda a manter a coluna reta durante a noite, evitando que no dia seguinte a gestante sinta dores e desconforto. E você também pode colocar um travesseiro a mais na cabeça e outro para apoiar a barriga. É possível encontrar em lojas, travesseiros moldados para abraçar todo o corpo da gestante, que garante melhor noite de sono, principalmente nos últimos meses de gestação. Além disso, um bom colchão é essencial, um colchão confortável e que se molde ao seu corpo. E esse, você encontra aqui na Kotobuki, conheça nossos colchões de alta tecnologia e surpreenda-se.
Conheça a Kotobuki
Quer saber mais sobre os colchões Kotobuki e ficar por dentro de todas as novidades? Siga nas redes sociais!
Comentários