Dormir com o pet é um tema que te causa dúvidas? Então, continue neste artigo.
Houve um tempo em que o lugar dos bichinhos de estimação era fora de casa. Esse tempo parece ter ficado no passado, afinal, em muitas casas já é bastante comum que eles convivam em igualdade com todos, um verdadeiro membro da família.
Assim que o animal chega, ele conquista um espaço único na casa. Dar e receber carinho, dedicar toda a dedicação e todo o tempo necessários para o pet é o desejo dos donos.
Exatamente por esse motivo, que muitos pets foram acostumados desde os primeiros meses de vida a dormir na cama de seus donos. Mas, será que esse hábito oferece algum risco para a saúde humana?
Hoje, vamos esclarecer as suas dúvidas sobre dormir com o pet!
Por que você quer dormir com o seu pet?
Fazer essa pergunta é fundamental. Quando você pensa apenas de forma unilateral – no benefício do animal ou no seu -, pode estar se equivocando.
Quando você leva o pet para a cama a fim de ter uma companhia, lembre-se que, em breve, pode ser que comece a namorar ou até casar. Aí, seu companheiro pode não gostar da ideia, ou mesmo ser alérgico.
Adotar uma estratégia de dormir com o pet para afastar o medo que ele sente também pode ser má ideia. Como você vai fazer nos dias que não for possível dormir com ele?
Nesse caso, o melhor é fazê-lo se sentir seguro durante a noite. Caso contrário, ele pode ficar agressivo se não dormir na sua cama, chorando muito e destruindo as coisas da sua casa.
Se os motivos não são esses, pode continuar a leitura!
Dormir com o pet pode fazer bem
Quando a intenção é, de fato, fortalecer o vínculo de amizade com o seu pet, levá-lo para dormir na sua cama é muito favorável. É uma maneira de cuidar melhor do seu bichinho e permitir que ele também cuide de você.
De acordo com pesquisa da Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, 55% dos cães dormem dentro de casa. Desses, pelo menos 23% dormem na cama com seus donos.
Já existem estudos comprovando os benefícios de dormir com o pet. A companhia do pet envia para longe sentimentos de depressão e estresse tanto do bichinho quanto do dono. O ser humano apresenta melhora na pressão arterial e descansa muito mais feliz na companhia do seu melhor amigo.
Para crianças, em especial, a companhia do pet durante o momento do sono proporciona mais segurança. Se o pequeno sente muito medo de dormir sozinho, colocar o pet para dormir no mesmo quarto pode ajudar, além de ensinar o verdadeiro valor da amizade desde cedo.
Existe algum perigo para a saúde?
Dividir a cama com o pet traz problemas de saúde apenas para quem não cuida da saúde do próprio animal. Dormir com o gato ou cachorro pode ocasionar, para o ser humano, em problemas respiratórios, contágio de pulgas ou carrapatos e até micoses.
Outra situação diferente é o caso de você ser alérgico. Caso seja portador de asma, rinite ou outra reação alérgica a animais, nem mesmo é recomendável manter o pet dentro de casa.
Separamos algumas dicas para evitar problemas ao dormir com o pet:
- Visite regularmente o médico veterinário;
- Mantenha o pet com as vacinas em dia;
- Dê banho no seu pet todas as semanas ou sempre que ele andar em um local muito sujo;
- A cada quatro meses, o pet deve ser vermifugado;
- Limpe as patas do pet após cada passeio na rua;
- Mantenha os pêlos sempre tosados;
- Se for um gato, mantenha as unhas sempre lixadas a fim de evitar que ele te arranhe durante a noite.
Higiene do quarto e do colchão
Aqui no blog da Kotobuki, já ensinamos como higienizar o colchão. Esta é uma etapa ainda mais importante quando o seu pet também dorme no seu quarto, para benefício e saúde dele e do dono.
Em primeiro lugar, o pet deve ter uma rotina de fazer as necessidades fisiológicas fora de casa, a fim de evitar algum acidente no quarto. Caso contrário, o dono fica exposto a doenças como a giardíase, a sarna sarcótica e as infecções fúngicas comuns da falta de higiene.
Além de fazer sempre a limpeza dos tapetes do quarto e do colchão, é fundamental trocar semanalmente todas as peças da roupa de cama, incluindo cobertores, semanalmente. Se o pet solta muitos pêlos, o ideal é trocar ao menos o lenço todos os dias.
O melhor do sono com o pet
Agora que você sabe todas as informações necessárias para dormir com o pet sem colocar em risco a sua saúde e a saúde do seu melhor amigo, é fundamental que vocês dois tenham o melhor colchão possível para as melhores noites.
O colchão magnético Kotobuki conta com diversas tecnologias que favorecem o sono, como a vibroterapia, a magnetoterapia, infravermelho, entre outros.
Em relação a higiene, a camada com Perfilado High Tech garante uma limpeza muito mais prática e eficiente. Adquira agora um colchão Kotobuki. Você e seu pet merecem!
Comentários