O nome pode parecer um pouco engraçado, associamos a palavra higiene com os hábitos corporais e dentários, como se somente esses precisassem de cuidados especiais e atenção. Na verdade a higiene do sono sempre esteve presente em nossa vida, o importante é mantê-la em ordem e isso fazemos quase que involuntariamente.
A higiene do sono nada mais é do que os cuidados que tomamos. Dormir e acordar no mesmo horário todos os dias, evitar cochilos, manter o seu quarto sempre em boas condições para ter uma noite agradável e outras atitudes que podemos tomar ao longo da nossa saúde noturna. Para os adeptos da sesta, não tem problema tirar aquele cochilo depois do almoço, mas não pode passar de uma hora, caso contrário o sono durante a noite será prejudicado.
Os quartos de dormir hoje em dia estão cheio de aparelhos eletrônicos, o problema desses aparelhos são algumas luzinhas que ficam ligadas, o som e principalmente aquela vontade de ficar na frente do computador e televisão a noite toda, e quando percebemos o dia está amanhecendo. Outro hábito muito comum é dormir com o celular ligado, no meio da madrugada alguma mensagem ou ligação pode te despertar do sono profundo e atrapalhar todo o processo que foi desenvolvido.
A prática de exercícios ajuda muito na hora de dormir, mas devem ser realizadas pelo menos 6 horas antes, se não o ciclo do sono pode ser interferido. Desta forma você estará fazendo bem à sua saúde e para a do seu sono. Para ajudar a dormir um bom banho é recomendado, a água quente ajuda a relaxar os músculos do nosso corpo, que em seguida estão prontos para deitar e ter uma noite agradável.
Mas de nada adianta tomar todos os cuidados durante a noite para dormir se quando o sol nasce despertamos imediatamente, ou continuamos dormindo com uma luz que nos incomoda e acabamos acordando um pouco irritados. Por isso cuide para que as suas janelas não o acordem antes do despertador. Certifique-se de que as cortinas estão bem fechadas e que trabalham a seu favor.
A alimentação é um fator muito importante, é preciso evitar alimentos e bebidas que contenham cafeína e estimulantes, refeições pesadas, e muito líquido, o indicado é que a alimentação antes de dormir seja baseada em alimentos leves. O consumo de álcool e nicotina também pode interferir no sono, especialistas acreditam que ingerir bebidas alcoólicas pode atrapalhar não apenas o sono, mas acentuar o ronco ou piorá-lo, além do mal que é gerado para a saúde.
Mas quando você deita e o sono não vem? Aquele momento em que ficamos horas na cama e quando percebemos o dia está amanhecendo. Na verdade o ideal para este tipo de situação é não ficar deitado. Levante-se e volte apenas quando estiver sonolento. O problema de ficarmos deitados na cama esperando o sono chegar é que o estresse aumenta e a preocupação com o sono também. Nessas horas não se pode ficar ansioso é preciso relaxar e deixar o sono vir.
Comentários