Fazer um bebê ou uma criança dormir não é uma tarefa fácil, bom seria se como os adultos eles deitassem na cama e embarcassem em uma noite de sono profunda, calma e tranquila, mas a realidade é bem diferente. Alguns conseguem dormir uma noite inteira, mas a maior parte dos bebês acordam no meio da noite pedindo por seus pais. O mundo dos recém nascidos consegue ser mais cheio de mitos do que nós adultos, e os pais de primeira viagem passam muitas vezes por poucas e boas, mas nada que não vire uma história carinhosa para contar depois.
Para tirar algumas dúvidas e acabar com certas mentiras preparamos uma lista com o que você precisa saber sobre esse universo. Confira.
Dormindo de barriga cheia:
Não é aconselhável colocar os bebês para dormir após a alimentação. A comida pode pesar na barriga e causar mal-estar, além disso o bebê pode regurgitar e aspirá-lo. O conselho é que o jantar seja leve e aconteça duas horas antes de deitar. O ato de fazer o bebê arrotar ajudar na diminuição da regurgitação e melhora a qualidade do sono.
Crie uma rotina para o seu bebê:
Ao criar uma rotina para o seu bebê você estará ajudando na qualidade do sono. Se ele estiver acostumado a dormir sempre no mesmo horário é provável que a noite de sono seja mais longa e tranquila, até se acostumar com o ato. Mas lembrando que isso acontece apenas após o quinto mês de vida, quando os bebês começam a criar melatonina – a substância do sono – aproveite para criar uma rotina e fazê-lo entender como funcionam as noites de sono.
Cházinhos para acalmar:
Alguns bebês não conseguem dormir tranquilamente durante a noite, o sono é muito agitado ou a própria criança, o mito do chá de camomila é verdade e funciona, além disso é algo natural e tranquilo. Portanto se algumas noites forem agitadas pode procurar ajuda do cházinho. Mas não exagere na dose.
Soneca durante o dia atrapalha o sono noturno:
Mentira, a soneca durante o dia não atrapalha, pelo contrário o bebê precisa de um soninho. Um recém-nascido dorme cerca de 16 a 19 horas tanto durante o dia quanto a noite. As sonecas podem variar de 2 a 4 horas variando de cada criança. Então não se preocupe, se seu filho dorme de dia, ele irá dormir durante a noite, pois seu sistema funciona diferente do nosso.
Crianças com insônia:
Esse problema é mais raro nas crianças do que nos adultos, mas acontece e muitas vezes pode ser um ato comportamental. Nesse caso se o problema de insônia for repetitivo é indicado procurar um médico para diagnosticar.
Não dormir o suficiente causa agitação:
Sim, as crianças que não dormem o suficiente podem ficar agitadas no dia seguinte, diferente de alguns adultos que quando não dormem bem a noite sentem muito cansaço durante o dia. É preciso estar atento quando isso acontece e caso a criança tenha problemas na hora de dormir, procura um médico.
Comentários