Você já acordou em uma manhã comum, sem ter feito qualquer coisa diferente do habitual no dia anterior e sentiu como se à noite tivesse participado de (e perdido) uma luta? Provavelmente a resposta é sim, uma vez que acordar com dores no corpo, principalmente nas juntas, é comum. Mas é preciso ter atenção, existem diversas causas para essas dores articulares, e elas podem ser sintomas de problemas de saúde sérios.

O que causa dores nas juntas?

As dores nas juntas ocorrem por razões diversas. Elas podem ser desde desgaste, tensão, resultado de choque, ou até sintoma de doenças autoimunes. Confira as principais causas de dores nas articulações.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune. Ou seja, a doença surge quando o sistema imunológico começa a atacar o próprio organismo.

No caso da artrite reumatoide, ela é uma condição inflamatória crônica que causa inchaço no revestimento das articulações, provocando dores e comprometendo a movimentação do membro afetado. A doença é comum em pessoas com mais de 45 anos de idade. A artrite deve ser diagnosticada por um médico para que seja iniciado um tratamento de alívio dos sintomas.

Lesões

Lesões físicas, como as de impacto, causadas por acidentes e na prática de esportes, também são uma causa comum de dores articulares. A intensidade e tempo de duração dessas dores variam muito de acordo com as condições da lesão, como força e ângulo do impacto e condição da articulação. Esse tipo de lesão pode ser leve, curando-se sozinha em poucos dias; ou até mesmo uma lesão séria que necessita cirurgia para reverter suas consequências.

Bursite

Como indicada por seu nome, a bursite é um problema nas bursas, uma membrana que serve como uma espécie de bolsa de líquido que protegem estruturas de atrito entre eles, como os músculos tendões e ossos. A inflamação possui causas que vão desde o desgaste das articulações até doenças como a gota. A bursite pode ser tratada quando identificada por médicos, através do uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

Vírus

Doenças causadas por vírus como a dengue e a Febre Chikungunya têm como um dos sintomas dores nas articulações e dores musculares. Normalmente essas dores vêm acompanhadas de outros problemas, como enjoos, febre e dores de cabeças. Se esses sintomas forem sentidos em conjunto, um médico deve ser consultado imediatamente.

Tensões

Outra causa muito comum de dores nas juntas são tensões sofridas por elas no dia a dia. Problemas como má postura no trabalho e dormir de mal jeito são grandes influenciadores das dores articulares, uma vez que forçam as articulações de forma inapropriada por um longo período de tempo.

Apesar de, se sofridas pontualmente, essas dores não serem graves, uma repetição constante no cotidiano pode levar a problemas mais sérios, como a bursite. É importante que não se deixe esse tipo de situação se prolongar.

Como evitar dores nas articulações?

É bom sempre ter atenção quando as dores forem persistentes e consultar um médico. Mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar as dores ocasionais. É importante fazer exercícios regularmente, com o devido alongamento; procurar manter uma postura que não provoque dores ao longo do dia; e para não forçar as articulações, dormir de forma adequada, em um bom colchão.

Em questão de sono com qualidade, você pode contar com a Kotobuki! Temos colchões desenvolvidos com tecnologias pensadas para o seu conforto e bem estar. Para você nunca mais dormir de mal jeito e acordar com dores.

Quer acordar sem dores?

Os colchões Kotobuki foram desenvolvidos pensando em seu máximo conforto e bem estar