Nosso corpo precisa de descanso e mais do que isso o nosso corpo precisa de oxigênio, portanto dormir e respirar são duas coisas muito importantes em nossa vida. Mas algumas pessoas acabam sofrendo na hora de dormir com a Apneia do Sono.
A Apneia do Sono é uma síndrome que está caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono, aqui há a interrupção do fluxo de ar que ocorre pelo nariz ou boca, durante um período de dez segundos. Quando isso acontece o ar não entra, ocorrendo uma redução do fluxo de ar chamado de hipopneia, já a interrupção completa deste fluxo recebe o nome de apneia.
Os sintomas mais comuns são os roncos que são tão altos que acabam interrompendo o descanso de outros, interrupções da respiração enquanto a pessoa dorme, dificuldade na hora de se concentrar em algo e prestar atenção, fadiga, levantar várias vezes de noite para urinar, dor de cabeça matinal, sonolência durante o dia e acordar com aquela sensação de estar cansado. Outros pacientes mais graves podem apresentar sintomas como refluxo, boca seca e espasmos da laringe.
É muito importante tratar a apneia do sono pois ela interfere no sono e além disso em toda a sua saúde. O diagnóstico é estabelecido por meio de um exame chamado polissonografia, que testa durante o sono do paciente seus batimentos cardíacos, o movimento das pernas, a atividade cerebral e as atividades musculares. Esta síndrome está ligada com o aumento de infartos do miocárdio, arritmia cardíaca e derrames cerebrais. Portanto é preciso estar sempre cuidando da saúde do nosso sono, fazendo de tudo para que ele funcione bem.
Quem sofre de apneia do sono precisa buscar o tratamento ideal que mantém as vias aéreas permeáveis para que o fluxo de ar ocorra. Nesse caso uma das alternativas mais usadas é o uso de máscara. Utilizada durante o tratamento a máscara está conectada a um compressor de ar que força a passagem pelas vias aéreas ajudando o paciente na hora de dormir e sua condição de saúde.
Mas outra alternativa muitas vezes indicada é a cirurgia para a remoção de obstáculos que obstruem o caminho do ar, em alguns casos esse tratamento pode não funcionar, porém ajuda. Para os pacientes obesos a indicação é a perda de peso e melhora na saúde, além de evitar dormir com a barriga para cima. Em algumas situações é indicado que o consumo de álcool, cigarro e alguns medicamentos específicos sejam suspensos, mas todos os diagnósticos e tratamentos são feitos por um médico especialista após as consultas e exames.
Mas além de interferir na sua saúde a apneia do sono acaba sendo um problema para o seu dia-a-dia. Já vimos algumas vezes que quem dorme pouco acaba sofrendo com algumas consequências no dia seguinte como a irritação, perda de apetite, fadiga, cansaço extremo, falta de atenção e tantas outras coisas que fazem o nosso dia parecer tão longo e cansativo como nenhum outro foi. Por isso fique atento nos seus horários noturnos e tenha sempre uma boa noite de sono para que o dia seguinte seja ótimo.
Comentários