Noites mal dormidas ou até aquelas de longas horas que por algum motivo despertamos cansados, dia seguinte aquele cafézinho para ajudar a manter a rotina e os olhos abertos, mas no final da tarde ou quando chega a noite porque não uma ajudinha para ficar um tempinho acordado? Tem gente que não consegue viver sem beber café, mas você sabia que  a cafeína pode interferir no seu sono?

Tomar café pela noite pode perturbar o seu sono. Recentemente um estudo publicado na revista Science Translational Medicine mostrou que a cafeína pode deixar o seu sono um pouco mais agitado. Mas isso não é muita novidade, o mais importante dessa pesquisa foi o modo apresentado. Sabe aquele cafézinho expresso? A cafeína equivalente a dois desse acaba interferindo nas reações que o nosso organismo repete em um período de 24 horas, que leva o nome de ‘ciclo circadiano’. Nesse caso o seu sono está sendo afetado.

O nosso corpo produz uma substância chamada adenosina, ela é a responsável pelo desenvolvimento do sono a partir do nosso cérebro e a cafeína inibe justamente isso. A adenosina trabalha com dois tipos de receptores cerebrais, um é considerado o facilitador e o segundo o inibidor da ação. Portanto uma quantidade média de cafeína ingerida pode confrontar até 50% dos receptores citados.

Via GIPHY

Mas dormir é algo extremamente importante para o nosso corpo, além de ser muito bom. Trabalhamos com ciclos de sono e vigília que são regulados por processos homeostáticos e circadianos, cada um com uma função importante e que juntos fazem total diferença no nosso organismo. Os processos homeostáticos acontecem quando o nosso sono está sendo acumulado durante todo o dia e pela noite enquanto dormimos se dissipa. O circadiano é o que decide a hora em que pegamos no sono.

O nosso sono acontece a partir das ondas lentas com uma frequência entre 0,75 e 4,5 hertz, quando tomamos café ele está interferindo nessa atividade. No caso os receptores da adenosina são bloqueados e afetam o processo de homeostasia. Este artigo mencionado tem como iniciativa estudar se a cafeína também interfere no processo circadiano.

A pesquisa contou com a experiência de 49 dias. Ingerindo café 3 horas antes de dormir, em uma quantidade de 200 mg e provaram que o hormônio controlador do ritmo circadiano estava sendo interferido, ou seja, a cafeína conseguiu provocar um atraso. Hoje nossa sociedade vive em um ritmo frenético de produção, trabalho e preocupações, a quantidade de distúrbios de sono são bem maiores do que antigamente, portanto há uma quantidade considerável de consumo de café. Os autores apontam que essa alteração provocada pela cafeína pode estar diretamente ligada com os tempos modernos e o alto índice de distúrbios do sono.

Não é que a cafeína seja ruim, mas o alerta é que devemos tomar cuidado com a quantidade ingerida e consumi-la da forma correta, como por exemplo evitar o consumo pela noite, pois além dos problemas citados as funções cerebrais acabam sendo afetadas também. Café é muito bom quando estamos enfrentando um fuso-horário, ou precisamos daquele empurrãozinho pela manhã, mas é preciso moderar o consumo.