O período de crescimento é uma das fases mais importantes da vida, o desenvolvimento e a aprendizagem requerem muito do corpo e da mente, por isso é muito importante que o sono das crianças sejam bem aproveitados. As noites devem ser bem dormidas, sem intervalos e interrupções. Privar as crianças de uma noite tranquila pode causar impactos no neurodesenvolvimento afetando seu comportamento, desempenho escolar e até no desenvolvimento de doenças.

É durante o sono que o organismos das crianças e adolescentes estão trabalhando na formação dos tecidos e órgãos, o cérebro é também um dos grandes afetados com as noites mal dormidas, há chances de que essas crianças desenvolvam algum tipo de doença mental quando atingirem a fase adulta. O sonambulismo e depressão são alguns fatores indicados. Dormir bem pode ser, muitas vezes, o melhor remédio.

Assim como nos adultos dormir pouco pode causar estresse, nas crianças a irritação é visível quando a noite de sono não foi bem aproveitada, além disso a ansiedade pode ser um dos fatores visíveis. O hormônio responsável pelo desencadeamento é o cortisol, que também está associado a diabetes e obesidade, a saúde está inteiramente ligada às noites de sono bem resolvidas, principalmente nas crianças que necessitam desse período tranquilo. Outro hormônio afetado é o do crescimento, conhecido como GH. Este pode interferir no crescimento da criança.

Crianças que dormem menos ou acabam tendo seu sono interrompido são mais suscetíveis a baixa imunidade, a contaminação pode ser mais frequente e doenças como a gripe e resfriados acabam tornando-se comuns. É preciso tomar muito cuidado com a saúde nesse período já que estão mais sensíveis e podem acabar sofrendo com doenças virais comuns em algumas épocas e até mesmo as mais preocupantes como a H1N1.

Na escola elas são afetadas pela falta de atenção que interfere no aprendizado. A falta de concentração pode resultar em menor aprendizado, o sono interrompido deixa a criança dispersa e causa impacto na memória. O comportamento também sofre mudanças o que é visível na agressividade, ansiedade e agitação. O mesmo pode ocorrer dentro de casa, quando há uma falta de atenção.

Muitas vezes os filhos acabam se adaptando a vida agitada dos pais, quando na verdade o contrário deveria acontecer. Por isso a importância de estar ciente de que o sono das crianças é tão necessário quanto o dos adultos e que elas podem sofrer interrupções em seu desenvolvimento pessoal. Mas algumas dicas podem ser seguidas para melhorar a qualidade de vida dos pequenos, como por exemplo ter uma rotina e o horário de sono estabelecido, mantê-las  longe de aparelhos eletrônicos e cuidados com a alimentação antes de dormir. A criança deve dormir na própria cama, uma dica para aquelas que não conseguem dormir sozinhas é escolher algum brinquedo para acompanhá-la e ensiná-la de que este é o seu espaço.  Um colchão confortável e adequado com certeza fará com que a sua noite de sono seja a melhor, para isso é só conferir a nossa linha de colchões e continuar acompanhando as nossas dicas.