Porque é tão difícil escolher o travesseiro certo? Na verdade, não existe travesseiro ideal. Existe o travesseiro que melhor se adapta a você. Portanto, essa escolha deve ser única e pessoal levando em conta três fatores, basicamente: posição em que você dorme, seu biótipo e seu gosto pessoal.

Você já sabe que um sono gostoso garante mais que o bom humor do dia seguinte, mas ajuda também no bom funcionamento de todo o organismo. E o travesseiro pode interferir nisso. Os muito baixos podem dar dor no pescoço. Os altos nas costas. Já os duros machucam sutilmente, provocando incômodos na cabeça que levam a outro problema como a interrupção rápida e frequente do sono, impedindo o descanso.

A falta de um travesseiro também prejudica. Dormir sem pode resultar em desvios na coluna.

Escolhendo o travesseiro certo

O primeiro passo é identificar a posição em que você se sente mais confortável para o sono. O travesseiro deve preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical com o tronco e favorecendo sua anatomia fisiológica. Um bom teste para tirar a dúvida é deitar-se com o travesseiro e verificar se o pescoço está reto: se estiver voltado para cima ou para baixo, prefira outro modelo.

Considerando que cada tipo de travesseiro oferece um benefício diferente, é importante prestar atenção na sua espuma, a fim de identificar o macio, o médio ou o firme. Essa escolha dependerá muito do seu gosto pessoal. Espumas macias tendem a afundar um pouco mais a cabeça, enquanto que as firmes tendem a sustentar mais.

Se for uma pessoa que sente muito calor ou transpira muito durante a noite, é aconselhável ainda verificar o seu conforto térmico. Os alérgicos também devem prestar atenção à composição e a proteção antiácaro do travesseiro.

A melhor posição para dormir, segundo especialistas, é dormir de lado. Nesta posição, o ideal é que o travesseiro deve apoiar a curva lateral do pescoço enquanto sustenta a cabeça, pescoço e coluna, que deve ficar alinhada. Se você dorme de costas, o travesseiro deve apoiar a curva lateral do pescoço, preservando-o durante a noite enquanto sustenta cabeça, pescoço e ombros.

Está precisando dormir melhor?

Conheça os colchões magnéticos Kotobuki! Eles proporcionam uma melhor qualidade de vida, ideias para quem busca longevidade e precisa e gosta de dormir bem.

dormir de bruços não é recomendado, porque pode gerar uma contratura muscular e perda da curva da cervical.

Porque faz mal um travesseiro ruim?

Um travesseiro ruim pode prejudicar a qualidade do seu sono e também o seu corpo. Usar um travesseiro que não é o ideal pode ser o responsável por dores de cabeça, dores na coluna cervical, adormecimento dos braços e mãos e também pela insônia. O bom travesseiro deve se encaixar direito entre o pescoço, na distância do ombro à cabeça.

O travesseiro precisa contornar a forma exata da pessoa, distribuindo o peso uniformemente na coluna vertebral e no pescoço. A cabeça de um adulto pesa em média de cinco a sete quilos e o travesseiro carrega essa carga diariamente. Por isso, deve dar apoio aos lugares certos.

Conheça a Kotobuki

Quer saber mais sobre os colchões Kotobuki e ficar por dentro de todas as novidades? Siga nas redes sociais!

Quando trocar o travesseiro?

Outra dúvida é de quanto em quanto tempo você precisa trocar o travesseiro. A duração de um travesseiro gira em torno de dois a quatro anos. Esse período depende do tipo de travesseiro. Os de poliéster duram um pouco menos enquanto os de látex têm maior duração.