O sono é tão importante para a nossa saúde que tem até data de comemoração. A data foi criada há dez anos, o dia 17 de março é o Dia Internacional do Sono e serve justamente para deixar claro que ter um sono regular é muito importante para a nossa saúde. Aqui a questão não é quantidade mas sim a qualidade.

Um fator muito importante no nosso sono e que muitas vezes é ignorado é a higiene do sono, isso mesmo, as nossas noites mal dormidas podem ser reflexos da falta de cuidado com a higiene do sono, que consiste em: lugar arejado, sem barulhos, iluminação adequada, não mexer no celular, não fazer uso de alimentos pesados, não beber muita água antes de dormir. Tudo isso pode atrapalhar a nossa noite de sono e no dia seguinte, vocês já sabem, não há quem aguente.

O Dia Internacional do Sono é uma forma de alertar a população sobre os riscos à saúde. É engraçado que a gente fale que “quem dorme pouco fica doente” pois o sono está sempre relacionado com qualidade de vida e satisfação pessoal, quando na realidade a longo prazo quanto menos tempo de sono o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e baixa no sistema imunológico são algumas das doenças que podem se manifestar.

A hipertensão pode ser um dos reflexos de noites mal dormidas. Os sonos longos e tranquilos que nos fazem acordar dia seguinte nos sentindo revigorados estão ligados à pressão arterial. Quando vamos para a cama preocupados, tentando encontrar a solução para os problemas, o nosso corpo entra em uma situação de estresse que gera adrenalina acarretando em uma noite mal dormida. Essa sensação de estresse faz com que o nosso corpo continue “ligado” aumentando a pressão sanguínea, que com o tempo pode se tornar uma hipertensão.

A Apneia está na lista de um dos maiores problemas que os brasileiros enfrentam. A apneia do sono é um distúrbio que faz com que o indivíduo interrompa a respiração diversas vezes enquanto dorme. O que causa são obstruções transitórias da passagem do ar que passa pela garganta. Existem dois tipos de apneia a central e a do sono. Esta apneia obstrutiva está ligada ao desvio de septo, que pode ser corrigida por meio de cirurgia.

Já a apneia central do sono é a menos prevalente, e pode ser causada por insuficiência cardíaca ou alguma doença ou lesão que envolva o cérebro como AVC, tumor cerebral, infecção viral no cérebro, doença respiratória crônica. Quem sofre deste tipo de apneia não costuma roncar, o que pode fazer com que passe despercebido.

Outro fator importante para se destacar no Dia Internacional do Sono é o uso de eletrônicos na cama. Os inseparáveis celulares e tablets estão sempre por perto até na hora de dormir, o que pode facilmente, prejudicar o sono. Geralmente aquela olhadinha no horário se torna uma visita em algum aplicativo que quando você vê já se passou uma hora. Dormir com o celular do lado pode afetar a qualidade de sono, quem nunca acordou de madrugada com alguma mensagem ou o telefone tocando? Pois é, aqui o nosso sono desperta e voltar para onde estávamos fica difícil. Por isso evite o uso de celular na hora de dormir, deixe para o dia seguinte.