Que dormir faz bem e todo mundo gosta não é nenhuma novidade, já falamos sobre os problemas em dormir pouco, mas dormir muito também não é saudável. Conhecida como Hipersonia ou Sonolência Excessiva este distúrbio é um grande problema pois mantém a pessoa o dia inteiro com sono. Você deve estar pensando que “bom seria poder deitar e dormir para sempre” mas a verdade é que a hipersonia pode não ser um bom sinal.

Dormir melhora nosso estado físico e mental, deixa nosso dia melhor, nos sentimos mais dispostos, o sono é algo que podemos regular, que basicamente é o que fazemos todos os dias. Colocamos o despertador para tal horário, dormimos de acordo com a nossa necessidade e assim seguimos a vida. Nem sempre dormimos a mesma quantidade todas as noites, as vezes nosso corpo simplesmente não obedece certas regras, desperta mais tarde ou mais cedo, conforme for, mas sabemos que a quantidade mínima de sono é de 6 a 8 horas. Uma das diferenças entre uma pessoa que consegue dormir bem e uma que não consegue acordar é a quantidade de horas dormidas, algumas precisam de 10 horas de sono para mais, ou seja, quase a metade de um dia.

Hipersonia primária (HP)

A Hipersonia primária tem como principal característica a sonolência excessiva dentro do período de 1 mês, que podem ser evidenciados por momentos de sono prolongados ou sono durante o dia, algo que acontece praticamente todos os dias com quem sofre de Hipersonia primária. Em alguns pacientes a duração do sono noturno, considerado o principal sono que sentimos, é entre 8 a 12 horas, mas engana-se quem acha que dormir essa quantidade de horas faz com que o paciente acorde bem no dia seguinte, na verdade existe uma dificuldade enorme ao despertar e ela pode se prolongar por durante todo o dia.

É importante que pessoas que sofrem de Hipersonia primária realizem um acompanhamento médico para tentar melhorar a qualidade de sono e consequentemente todo o resto. Para isso pode ficar calmo que existe tratamento e ele é bem focado no problema. É preciso procurar um médico especialista em distúrbios do sono. Cada paciente é um caso, assim como toda a medicina, por isso nunca é bom sair se auto-diagnosticando.

Já quem não consegue dormir ou tem dificuldade precisa estar atento. Algumas atitudes do nosso dia-a-dia influenciam na hora de dormir, comer muito antes de deitar ou beber muito líquido, fumar também causa insônia, por isso quem fuma precisa evitar o cigarro antes de dormir, remédios que inibem o sono, estresse e tantos outros. Se você é o tipo de pessoa que deita e não consegue dormir procure realizar um ritual como tomar um banho quente, beber um chá, ouvir uma música relaxante e deixar de lado todos os problemas, afinal não é agora que eles vão se resolver. Seguindo um passo-a-passo tente se sentir mais calmo na hora de dormir, apague as luzes e desligue o celular, crie uma atmosfera. Caso a dificuldade ainda persista a melhor coisa a se fazer é procurar um médico especialista.