Existe um distúrbio muito comum em nossa sociedade que atrapalha o sono, é o sonambulismo. É no estágio mais profundo do sono, onde as ondas lentas acontecem que ele se manifesta. Mas há muitos mitos e verdades sobre esse transtorno e também muita curiosidade para ser descoberta.

Mas é verdade que os sonâmbulos não lembram do que fizeram durante a noite?

É sim, o sonambulismo é classificado como uma parassonia, quando a pessoa realiza movimentos anormais enquanto dorme causando interrupções. Portanto enquanto dorme, o sonâmbulo que se levanta, caminha, fala ou pratica algum outro tipo de atividade e acaba não se recordando do que aconteceu, uma vez que suas funções cerebrais estão adormecidas e ele continua em um estado de transição entre sono e vigília. Este tipo de amnésia pode ser total ou parcial.

Quanto tempo depois da pessoa dormir ocorre o sonambulismo e quanto tempo dura?

Depois de deitar o sonâmbulo pode “acordar” uma ou duas horas depois e sua duração é de até meia hora, o modo como termina varia de acordo com cada acontecimento, a pessoa pode acordar durante o ato ou simplesmente voltar para a cama e continuar dormindo.

Via GIPHY

Existe idade para ter sonambulismo?

O sonambulismo é muito comum em crianças entre 12 e 13 anos de idade, mas adultos e idosos não estão descartados da possibilidade.

Devo acordar ou não um sonâmbulo?

Antigamente as pessoas diziam que você não deveria acordar um sonâmbulo enquanto ele estivesse em transe, apenas cuidá-lo para que nada de mal ocorresse. Outros defendiam a hipótese de era necessário dar um susto na pessoa pois assim ela estaria tratada. A verdade é que você pode acordar um sonâmbulo sim, mas ele ficará muito confuso com o que estiver acontecendo e será preciso acalmá-lo, já assustá-los não ajuda em nada. A melhor coisa a se fazer é levá-los para a cama para que continuem dormindo.

Quais os sintomas do sonambulismo?

Alguns sintomas do sonambulismo são bem simples de identificar e é aquilo mesmo que já sabemos, partindo da premissa de que a própria palavra já diz o que significa ambular, de caminhar, andar e é isso mesmo, sonâmbulo anda dormindo, com os olhos abertos porém sem expressão alguma. Ele pode se levantar, sentar, arrumar a cama, trocar de roupa, abrir gavetas, portas e janelas. Outro sintoma é quando a pessoa começa a comer sem estar despertada completamente. São ações que fazem parte da sua rotina, que estão armazenadas no seu inconsciente, os acidentes ocorrem pois a pessoa não está desperta, ou seja, seu cérebro não interfere nos atos.

Mas há um fator intrigante nessa história a pessoa sonâmbula que caminhou pela casa durante a noite não apresenta sinais de cansaço ou sonolência. Assim como este fato o sonambulismo tem sua causa desconhecida, estudos apontam que o sexo masculino é o mais afetado e pode ser muitas vezes um transtorno genético.

Mas outros problemas com a saúde podem ajudar no desenvolvimento como a depressão, ansiedade, apneia do sono, asma, noites mal dormidas e o consumo de álcool e drogas que interferem no bom desenvolvimento do sono.

Nas crianças, a desordem pode estar correlacionada com o processo de amadurecimento do cérebro e costuma desaparecer com o crescimento sem deixar vestígios. Nos adultos, em geral, os episódios se repetem ao longo dos anos e são desencadeados, na maior parte das vezes, por níveis altos de estresse físico e mental.

Como tem sido seu sono?

Os colchões Kotobuki proporcionam qualidade de vida. São ideais para quem busca longevidade e é a solução para quem deseja dormir bem.