Dormir no verão sem um ar-condicionado ou ventilador é praticamente impossível, por isso é fundamental regular a temperatura para fugir do calor e ter uma boa noite de sono.

O ar-condicionado nessas horas se torna o item favorito de casa. O mais queridinho e amado do verão é indispensável para climatizar bem os ambientes e manter a temperatura ideal do corpo. E não precisa ter medo de amar ele a noite toda, pode deixar ligado sim, o tempo que quiser. Mas você tem que tomar alguns cuidados para não prejudicar a sua saúde e ter noites de bons sonhos.

Se a temperatura do corpo fica muito alta no calor do verão, a pressão sanguínea se eleva e o organismo fica num estado de alerta. E assim, o sono não chega nunca. Mas também se você deixar o quarto muito frio pode prejudicar sua garganta, causar tosse, espirro e outras irritações nas vias respiratórias. E ainda, se o ar-condicionado não estiver higienizado, pode causar danos ao seu pulmão.

Dicas para usar o ar-condicionado

Não precisamos arruinar nossa saúde colocando o ar-condicionado nas temperaturas mínimas, mas também não precisamos passar calor. Certo? O ar-condicionado pode ficar ligado a noite todinha desde que o aparelho fique entre 20 e 23 graus. Essas temperaturas são ideias, nem muito quente, nem muito frio para você pegar no sono e dormir tranquilamente sem acordar no meio da noite. E se você preferir ainda, pode esfriar o quarto antes de dormir e desligá-lo, assim o bolso e o meio ambiente agradecem, pois você gasta menos energia.

Alguns aparelhos possuem uma função noturna, que é um sistema que regula automaticamente o seu funcionamento. Ele pode reduzir e aumentar a temperatura ao longo da noite para regular o clima ou desligar automaticamente quando o ambiente já estiver na temperatura ideal.

Outro cuidado importante e que deve ser levado em conta é de não direcionar o vento diretamente para o rosto, isso além de ser desagradável, pode prejudicar suas vias respiratórias. O ideal é deixar o ar direcionado para o alto, pois o ar quente é mais leve que o ar frio e ele fica na parte superior dos ambientes.

E não esqueça de manter seu ar-condicionado sempre higienizado. O filtro do aparelho deve ser trocado regularmente, mesmo se não estiver em uso durante o inverno. É recomendado que a limpeza seja feita a cada seis meses, para não prejudicar a sua saúde e acordar bem.

Ventiladores

Você que não possui um ar-condicionado, não se desespere, é possível manter o ambiente bem resfriado apenas com um ventilador de chão ou de teto. Mas é claro que também é essencial aprender a posicioná-lo corretamente para distribuir bem e dispensar o ar quente do quarto. O ventilador de teto está no lugar perfeito, ventilando de cima para baixo, distribuindo e refrescando o ar quente que fica na parte de cima dos ambientes. Portanto, seguindo essa lógica, o ventilador de chão também deve ser direcionado para cima! E ainda, se possível direcionado para a janela. Pode parecer estranho, mas o ar quente vem do exterior do ambiente, então direcionando o vento para aquele local você estará combatendo o calor antes de ele adentrar o quarto.

Noite dos sonhos

Se você quer uma noite dos sonhos, a última e melhor dica é dormir em um colchão Kotobuki. Com o Rabatan presente em todos os nossos colchões você permite que o seu corpo respire durante o sono, diminuindo a transpiração e facilitando a sua evaporação. E com isso, você evita a proliferação de fungos e bactérias. Não passe sufoco neste verão, priorize a sua saúde e siga todas as indicações dadas.