Os prejuízos daquelas noites que você acorda mais cansado do que quando foi dormir vão muito além da produtividade no dia a dia.

Você sabia que dormir mal acarreta em danos que podem ser irreversíveis para a sua saúde?

Hipertensão, depressão, obesidade e AVC são alguns dos problemas de saúde mais sérios ocasionados pelas noites que não são bem aproveitadas.

Se você sente que não dorme tão bem quanto deveria, saiba que não está sozinho.

Dados do último Estudo Epidemiológico do Sono da Cidade de São Paulo comprovam que pelo menos um terço da população da maior metrópole do país luta contra a insônia.

A recomendação é entre sete e nove horas de sono para a população adulta entre 18 e 64 anos. No entanto, diversos estudos de universidades americanas apontam a diminuição do sono em duas horas a menos que o recomendado.

 

Relação entre sono e saúde

Se você já ouviu alguém repetir a frase de que o sono é perda de tempo, saiba que essa é uma grande mentira. De que adianta passar muitas horas acordado se durante o período de privação de sono nada se produz com qualidade?

Adormecer com o pôr do Sol e acordar com a chegada de seus raios é uma função fisiológica do organismo humano tal como uma herança das espécies humanas mais primitivas.

Quando você não dorme bem à noite, sua mente não está totalmente restaurada para iniciar o novo dia. O sono de qualidade equivale a uma alimentação equilibrada para o cérebro, que recompõe suas atividades neurológicas durante o período.

Uma reportagem publicada pela Revista Veja expõe a realidade: indivíduos que dormem menos que o recomendado aumentam em cinco vezes os riscos de desenvolver pressão alta do que aqueles que dormem bem.

A explicação é simples. Os vasos sanguíneos, após uma noite de sono curta ou de má qualidade, ficam contraídos pela liberação de cortisol, adrenalina, e noradrenalina, jogando a pressão arterial lá em cima.

Já a obesidade é explicada pela alteração do metabolismo. Os hormônios que regulam a fome tendem a ficar descontrolados com a privação de sono. Assim, é comum ter desejo de comidas mais gordurosas, com menos propriedades nutricionais, e geralmente fora de hora.

Esses problemas de saúde são graves e ocorrem em um longo prazo de noites mal dormidas. Outros agravantes tornam a falta de sono preocupante no cotidiano em curto prazo como: falta de memória, falta de atenção, baixa do sistema imunológico.

Todos esses fatores podem ocasionar em baixa produtividade, acidentes e até contração de outras doenças.

Garanta uma saúde de ferro por muitos anos.

Como dormir melhor?

A boa notícia é que você pode reverter a seu favor esse cenário de noites mal dormidas. Há algumas medidas simples para melhorar a qualidade do seu sono e ter muito mais bem estar e produtividade no seu dia a dia.

  • Acostume-se a dormir e acordar no mesmo horário. Isso acostuma o organismo com uma rotina de sono.
  • Evite consumir bebidas estimulantes algumas horas antes do sono.
  • A última refeição do dia deve ser leve, a fim de evitar mal estar no estômago durante a noite.
  • Nunca durma durante o dia, para não ficar acordado durante a noite.
  • Mantenha uma rotina de exercícios físicos.
  • Pelo menos uma hora antes de dormir, evite telas luminosas, como de celular e de televisão. Esse estímulo visual atrapalha o sono.

A importância de um bom colchão

Além da criação de uma rotina e hábitos saudáveis, que tal verificar o estado do seu colchão? Se estiver na hora de trocar, considere o investimento imediatamente.

O colchão magnético da Kotobuki conta com a tecnologia necessária para fazer de cada noite de sono um momento realmente restaurador.

Infravermelho longo, vibroterapia, radiofrequência e cromoterapia são apenas algumas das tecnologias que o colchão traz. Invista em um bem que vai te trazer retorno imediato todas as noites e que vai durar muitos anos!

Adquira seu colchão magnético da Kotobuki agora e reduza todos os riscos de ter problemas de saúde causados pelo sono.