A insônia é uma grande inimiga da saúde e do bem-estar.

Dados atuais dizem que 80 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Então, se você demora para pegar no sono ou acorda muitas vezes à noite, saiba que não está sozinho.

Os números, apesar de assustadores, se justificam ao considerar o nível de estresse e de responsabilidades que as pessoas levam para a cama. As mulheres são as mais atingidas pela insônia. Dormir mal pode acabar com a sua qualidade de vida, mas há algumas alternativas.

Além da alimentação e dos seus hábitos cotidianos, a decoração do seu quarto pode ou não favorecer suas noites de sono. Experimente realizar algumas mudanças no ambiente e comprove a diferença!

As influências do ambiente

Se você dorme em um quarto com interferências de ruídos e iluminação da rua, as chances de que seu sono seja prejudicado aumentam muito.

Por isso, embora não seja o único fator, realizar algumas mudanças pode contribuir muito para uma noite mais tranquila.

Mais silêncio, mais sossego

Sua rua é barulhenta? Invista em uma janela acústica, a fim de evitar que ruídos entrem em seu quarto.

Preencher qualquer lacuna com um selante acústico já faz diferença. Se preferir, opte por vidros com camada tripla, que também bloqueiam ruídos.

Outra maneira de isolar esses sons é espalhar itens estofados, como tapetes e almofadas, responsáveis por abafar ruídos.

Em relação às paredes, você pode colocar o drywall, que é um painel geralmente revestido por gesso e pressionado contra um revestimento de cartão. Esse item vai impedir que muito barulho entre no cômodo.

Por último, se sua rua é de fato barulhenta, considere o investimento em uma porta de madeira maciça. Apesar de ser um item mais caro, caso seja necessário, vale a pena instalar.

Iluminação

O aconchego visual do quarto começa pela escolha das cores das paredes. Aposte em cores neutras ou de tons claros, como o azul clarinho, que favorece o descanso. Reserve as cores vibrantes para outros cômodos.

Quanto à luz, opte pela luz amarela, que induz o olhar ao descanso. Mantenha um abajur no criado-mudo para usá-lo quando precisar levantar por algum motivo à noite, geralmente para passagem.

Ao acender a luz geral, os olhos acabam sofrendo, pois a pupila é contraída em contato direto com a luz depois de ficar muito tempo no escuro e ficam em alerta. Então, o melhor é investir numa iluminação pontual.

E para evitar que a luz externa invada seu quarto, invista em cortinas que deixem seu quarto bem escuro. Persianas e cortinas de blecaute são as mais indicadas e, se você precisa dormir durante o dia, vale a pena aplicar película escura nos vidros da janela.

Eletrônicos são prejudiciais

Ainda pensando em barulhos e ruídos, alguns elementos presentes em seu quarto podem prejudicar a qualidade do seu sono sem você perceber.

Manter no quarto equipamentos como televisão, computador e outros eletrônicos pode te fazer cair na tentação de assistir ou checar e-mails. Ou mesmo levar tablet ou celular para a cama produz esse estado de alerta.

As luzes e os sons de notificações desses aparelhos impedem a produção da melatonina pelo organismo, que é o hormônio responsável por regular o sono. Por isso, é recomendável evitar o uso de eletrônicos a menos de uma hora antes de dormir.

Organização é tudo

Manter o quarto muito entulhado pode contribuir para a sensação de alerta. Escolha bem os elementos de decoração, de preferência poucos e bons.

Como já vimos, é melhor banir do quarto televisores, e isso se estende para o ambiente de tarefas. Se possível, leve a escrivaninha que você usa para trabalhar ou estudar até algum outro cômodo.

Muita informação vai fazer seu cérebro se estressar e, consequentemente, demorar para relaxar e passar o dia seguinte ainda mais cansado.

Um elemento interessante na organização do quarto é manter uma cadeira ou poltrona destinada à leitura e uso de celulares e tablets. Assim, você evita de levá-los para a cama e arruinar sua noite de sono.

Além da organização, a limpeza também é fundamental para evitar alergias e possíveis doenças respiratórias. Aspire com frequência estofados e tapetes em geral.

Por fim, que tal um toque de delicadeza no quarto? A sensação de conforto passa pelo aroma do ambiente. A lavanda natural é uma das essências que você pode usar sem medo, pois não causa alergia e ainda trata a insônia.

Um bom colchão elimina a insônia

Promover uma boa noite de sono faz bem para a sua saúde e algumas mudanças são bastante relacionadas aos hábitos.

Investir em um colchão de qualidade traz inúmeros benefícios à sua saúde e ao seu bem-estar. Os colchões magnéticos Kotobuki combinam tecnologias de magnetoterapia, cromoterapia, infravermelho, vibroterapia, entre outras, para elevar o seu conforto.

A essa altura, já deve ter identificado quais fatores estão prejudicando suas noites de sono, não é mesmo?

Então, você tem duas opções:

  1. Continuar com os mesmos hábitos e o mesmo colchão de sempre, lutando contra a insônia por conta própria.
  2. Investir em um colchão de qualidade que vai te ajudar a relaxar e viver o cotidiano com muito mais disposição.

Eu quero acabar com minha insônia ainda hoje